Institucional

Missão

     As cooperativas de compras da Construção Civil são instituições associativas, organizadas conforme a Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971, e dispõem de estatuto próprio, registrado em junta comercial de determinada região.

     O principal objetivo é permitir que um número elevado de construtoras se unam em torno da compra de determinado insumo ou serviço e possibilitar que  obtenham  melhores preços e demais condições comerciais, em virtude do maior volume de compra ofertado. Mas basta dar uma lida na página do estatuto que trata dos objetivos de uma cooperativa e o interessado verá que as possibilidades de ganhos para sua empresa são inúmeras.

    Com base na prática de cerca de 10 anos de cooperativismo, descobrimos que, além do que está previsto nos estatutos, há um universo ainda maior de possibilidades a serem perseguidos por todos que se entusiasmam pela causa, exemplos há vários, basta contatar alguma das cooperativas apresentadas no site da Coopercon BR.

Cooperativas regionais e história

    Em 19 de agosto de 2010, foi criada a Cooperativa Central da Construção Civil do Brasil (Coopercon Brasil), que hoje congrega como filiadas as cooperativas dos estados do Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pará e Minas Gerais.

     O trabalho de formação de cooperativas regionais, e que culminou com a criação da Coopercon Brasil, foi desenvolvido entre os anos de 2008 e 2009, estimulado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), por meio de sua Comissão de Materiais e Tecnologia (Comat) e na pessoa do seu presidente, Sarkis Nabi Cury. O modelo de formação tomou como base o trabalho desenvolvido pela Coopercon Ceará, fundada em 1997.

Como funciona

     Para o sucesso de uma cooperativa, é necessário que a mesma disponha de uma combinação de empresas de diversos portes. No cooperativismo, o “grande” ajuda o “pequeno”, sem que para tanto tenha de abrir mão de qualquer benefício que teria caso estivesse comercializando compra exclusiva para a empresa.

     Para maiores informações entre em contato com Taís, através do e-mail: contato@cooperconbrasil.com.br ou através do telefone: 61 3234-8310 – Ramal 209.